Como fazer o rodízio de pneus da forma correta? Entenda!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

É muito comum que os pneus dos veículos sofram desgastes assimétricos entre os presentes no eixo dianteiro e traseiro. Por esse motivo, é importante estar atento quanto à necessidade de realizar o rodízio de pneus.

Trata-se da troca de posição dos pneus entre os dois eixos, com a finalidade de garantir que o desgaste sofrido seja uniforme, levando a um aumento da vida útil do item e um melhor desempenho em relação à condução e frenagem.

Mas você sabe como realizar o rodízio de pneu de forma adequada? Leia este conteúdo e fique por dentro das nossas dicas!

Como realizar o rodízio de pneus?

Para fazer o rodízio de pneus adequadamente, é preciso seguir um passo a passo. Veja como funciona!

Tração traseira

No caso dos veículos que têm tração traseira, é preciso fazer a mudança dos pneus traseiros pelos dianteiros, na mesma posição. Quando se trata dos pneus da frente, o pneu dianteiro esquerdo deve ser inserido na parte de trás direita, enquanto o pneu dianteiro direito deve ser colocado no lugar do pneu de trás esquerdo.

Tração dianteira

Nos veículos de tração dianteira, o rodízio deve ser feito de forma contrária da tração traseira. A diferença é que os pneus dianteiros são posicionados na parte da traseira na mesma posição, e os traseiros devem ser invertidos ao ser inseridos na parte da frente.

Pneu unidirecional

Os pneus unidirecionais precisam sempre ser trocados em linha reta. Assim, os da frente vão para a parte traseira e os de trás vão para a parte dianteira.

Quais cuidados devem ser tomados antes e depois do rodízio?

É importante tomar certos cuidados antes e depois do rodízio. Veja os principais!

Realize a revisão dos pneus

É essencial realizar uma vistoria minuciosa nas rodas e nos pneus. Por meio da manutenção, é possível identificar problemas ou desgastes que podem comprometer o desenvolvimento do veículo.

Leve o carro para fazer alinhamento e balanceamento

A falta desse cuidado pode afetar o resultado do rodízio. Então, toda vez que os pneus forem tocados de posição, é preciso refazer o alinhamento. Além disso, você deve conferir o balanceamento e a calibragem.

Revise a suspensão

A revisão da suspensão também é importante para identificar se existe algum fator que contribua para o desgaste de forma mais rápida.

Como é possível verificar o desgaste dos pneus?

Existem algumas estratégias que podem ser aplicadas para averiguar o desgaste dos pneus. São elas!

Indicador de desgaste

É o método mais comum, representado por uma espécie de pedaço de borracha de 1,6 mm de espessura, normalmente encaixado no fundo dos canais longitudinais. No momento em que a banda de rolamento do pneu atinge esse patamar, significa que chegou ao limite e precisa ser substituído.

Sulcos do pneu

São as linhas mais centrais da roda, com a finalidade de expelir a água por debaixo dos pneus no dia chuva, de modo a gerar mais estabilidade no momento da freada e impedir a aquaplanagem. O sulco costuma ser mais baixo que as bandas de rolagem, então, ao verificar que eles estão no mesmo nível, pode ser que o pneu precise ser trocado.

Faça o teste da moeda

Caso não consiga verificar o desgaste pelo sulco, é possível usar uma moeda de R$ 1 para tirar a dúvida. Para isso, insira-a entre os sulcos. Se margem dourada da moeda sumir, significa que o pneu ainda pode ser usado. No entanto, se a parte dourada aparecer, já está na hora dele ser trocado.

Conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre o rodízio de pneus? É importante buscar por alternativas que tragam mais durabilidade aos equipamentos e também segurança na condução do veículo. Por isso, não deixe de colocar as dicas apresentadas em prática para evitar problemas que comprometam o bom desenvolvimento do carro.

Gostou deste conteúdo? Se sim, siga as nossas redes sociais para ficar por dentro de outros assuntos como esse. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp