Por Ana Carolina Oliveira
Populares no Brasil, os veículos flex sempre deixam dúvidas recorrentes sobre o uso de um combustível ou de outro
Os valores da autonomia dos carros sempre apresentam um descompasso entre gasolina e etanol, e neste texto vamos entender os motivos e esclarecer mitos sobre o assunto. Para esclarecer, o fato de afirmar que os carros rodam mais com gasolina do que com etanol está muito ligado às características do combustível.
Se compararmos a densidade energética de um litro de etanol com a de um litro de gasolina, a diferença fica próxima de 30%. Portanto, isso quer dizer que a gasolina tem por volta de 30% a mais de energia do que de etanol, é mais denso. Sendo assim, a gasolina assegura mais autonomia ao carro.
Entendendo a diferença
Temos que ter em mente a diferença dos conceitos. De forma geral, a gasolina sempre vai ter um rendimento, em termos de autonomia, maior que o etanol. No entanto, não quer dizer que seja mais eficiente.
A autonomia diz o quanto o automóvel consegue rodar em quilômetros com certa quantidade de combustível. Já a eficiência é o quanto do trabalho do motor é convertido em potência e torque. Em outras palavras, o que podemos afirmar do etanol é que ele tem menos energia, mas aquele conteúdo energético entrega o resultado eficiente.
Alguns veículos podem ter uma performance melhor com a gasolina e outros com o etanol. Tudo isso vai depender da taxa de compressão do motor, ou seja, o quanto ele consegue comprimir de ar e combustível dentro do cilindro.
É possível ver o reflexo do valor na diferença dessas duas fontes de energia. Portanto, o litro do etanol é 30% mais barato que a gasolina. No final o que vai ser levado em consideração é o preço. Por isso, vale a pena ver a relação do consumo energético do seu carro e avaliar, tomando o preço como base.
Misturar gasolina com álcool em um carro flex faz mal?
Esse mito é muito comum e surgiu quando as pessoas entenderam que a gasolina e álcool compartilhavam o mesmo tanque. Para esclarecer, os veículos flex são preparados para essa mistura e não vão se danificar ao usar os dois combustíveis ao mesmo tempo.
É preciso fazer rodízio dos combustíveis?
Não existe nenhum problema em usar somente um único combustível por muito tempo, pois, os veículos flex foram idealizados justamente para trazer versatilidade e conforto. Da mesma forma, você pode abastecer com o combustível que for mais vantajoso e na hora que quiser, sem se preocupar se vai trazer problemas ao automóvel. Outro ponto é que não existe uma proporção ideal entre gasolina e álcool.
Não deixe que essas afirmações sobre o assunto tirem seu sono. Na dúvida, consulte sempre o manual do proprietário ou seu mecânico de confiança. Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com os amigos e nos acompanhe nas redes sociais.