Laudo Cautelar: o que é e para que serve?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Por Ana Carolina Oliveira

Você já ouviu falar em laudo cautelar? Para você que vai comprar um carro seminovo é importante saber que ele é fundamental para não cair em golpes

O motivo para pedir o laudo cautelar é simples: é ele que atesta a originalidade do veículo, atesta também sua procedência e o estados de diversos itens estruturais. O laudo cautelar evita fraudes, e até inibe o número de roubos e furtos, já que “desmascara” e torna difícil a revenda de peças falsas e/ou sem procedência comprovada.

O laudo é importante tanto para o comprador quanto para quem vai vender, isso porque o parecer é minucioso, com detalhes e imagens. Sendo assim, o comprador tem a tranquilidade de conhecer todo o detalhamento histórico do carro, e o vendedor fica isento de qualquer alteração que possa ter sido realizada pelo comprador após a vistoria.

Qual é a sua importância?

O laudo cautelar legaliza a venda do veículo, permite que ele ande sem pendências ou problemas com a lei. Evita que você adquira um veículo adulterado, além de garantir a segurança do motorista e consequentemente a segurança daqueles que transitam com ele.

Sabe aquelas histórias em que o proprietário recebe o carro com defeito? Seja nos equipamentos obrigatórios, itens de segurança ou itens de identificação como chassi ou motor. Ou pode ser ainda pior, como documentação adulterada e o carro tem histórico de roubos e fraudes.

Quais informações devem conter no laudo cautelar?

  • O documento do carro;
  • Eventuais pendências judiciais envolvendo o proprietário;
  • Históricos de roubos, furtos, colisões e débitos de IPVA;
  • Parte estrutural, elétrica e mecânica, como alinhamentos, amortecedores, chassi, motor, freio, pneus, entre outros;
  • Quilometragem e durabilidade do motor;
  • Alterações na pintura ou estrutura (como rebaixamento do veículo);
  • Passagem por recall.

Quais as vantagens do laudo cautelar?

Com o laudo cautelar é possível que o preço de venda seja definido melhor, há mais facilidade para o quem deseja vender em efetivar a venda. Segurança na hora da venda, afinal você saberá a procedência do veículo. Prevenção de acidentes e prevenção de problemas legais.

Pensando em trocar de veículo? Agora que já sabe a importância do laudo cautelar nessa troca, confira os carros seminovos que menos desvalorizaram nos últimos 24 meses. E não se esqueça de garantir a proteção de seu patrimônio.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp