Laudo Cautelar: o que é e para que serve?

Por Ana Carolina Oliveira

Você já ouviu falar em laudo cautelar? Para você que vai comprar um carro seminovo é importante saber que ele é fundamental para não cair em golpes

O motivo para pedir o laudo cautelar é simples: é ele que atesta a originalidade do veículo, além disso, atesta também sua procedência e o estados de diversos itens estruturais. O laudo cautelar evita fraudes, e até inibe o número de roubos e furtos, já que “desmascara” e torna difícil a revenda de peças falsas e/ou sem procedência comprovada.

O laudo é importante tanto para o comprador quanto para quem vai vender, isso porque o parecer é minucioso, com detalhes e imagens. Sendo assim, o comprador tem a tranquilidade de conhecer todo o detalhamento histórico do carro, e o vendedor fica isento de qualquer alteração que possa ter sido realizada pelo comprador após a vistoria.

Qual é a sua importância?

O laudo cautelar legaliza a venda do veículo, permite que ele ande sem pendências ou problemas com a lei. Evita que você adquira um veículo adulterado, além de garantir a segurança do motorista e consequentemente a segurança daqueles que transitam com ele.

Sabe aquelas histórias em que o proprietário recebe o carro com defeito? Seja nos equipamentos obrigatórios, itens de segurança ou itens de identificação como chassi ou motor. Ou pode ser ainda pior, como documentação adulterada e o carro tem histórico de roubos e fraudes.

Quais informações devem conter no laudo cautelar?
  • O documento do carro;
  • Eventuais pendências judiciais envolvendo o proprietário;
  • Históricos de roubos, furtos, colisões e débitos de IPVA;
  • Parte estrutural, elétrica e mecânica, como alinhamentos, amortecedores, chassi, motor, freio, pneus, entre outros;
  • Quilometragem e durabilidade do motor;
  • Alterações na pintura ou estrutura (como rebaixamento do veículo);
  • Passagem por recall.
Quais as vantagens do laudo cautelar?

Com o laudo cautelar é possível que o preço de venda seja definido melhor, há mais facilidade para o quem deseja vender em efetivar a venda. Como resultado, segurança na hora da venda, afinal você saberá a procedência do veículo. Prevenção de acidentes e prevenção de problemas legais.

Pensando em trocar de veículo? Agora que já sabe a importância do laudo cautelar nessa troca, confira os carros seminovos que menos desvalorizaram nos últimos 24 meses. E não se esqueça de garantir a proteção de seu patrimônio.

AS MAIS LIDAS