Conheça 6 cuidados com carro necessários para o seu veículo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Você sabe quais cuidados com carros ajudam a aumentar a durabilidade das peças e a melhorar a sua segurança? Conhecer esse tipo de informação é fundamental para que você possa usufruir do seu veículo com tranquilidade e por mais tempo.

Ter um carro, além de proporcionar ótimos momentos de lazer, também é uma maneira de aumentar a sua autonomia e conforto durante deslocamentos. Por isso, vale a pena ficar por dentro das melhores práticas na hora de cuidar do seu.

Se você tem interesse pelo tema, continue a leitura deste post, no qual apresentamos 6 dicas de cuidados com o carro que são necessários para o seu veículo. Confira, a seguir, os detalhes!

1. Faça a manutenção periódica do motor

O motor de um veículo é um de seus principais componentes e, portanto, deve ser uma prioridade entre os cuidados que devem ser adotados com o carro. Assim, o ideal é sempre prestar atenção em possíveis ruídos ou barulhos estranhos vindos do motor ao usar o veículo.

Além disso, também é fundamental observar o desempenho do motor e se atentar à emissão de fumaça, uma vez que isso pode indicar problemas.

Outro ponto relevante e que merece atenção é a lubrificação das partes móveis do motor. Para tanto, é imprescindível realizar a troca de óleo regularmente, de acordo com a frequência determinada pela montadora do veículo. Caso contrário, podem ocorrem falhas no sistema de lubrificação, resultando em avarias no motor.

Uma dica de manutenção periódica do motor é verificar com frequência o nível de lubrificante por meio da vareta de óleo. Essa é uma inspeção visual, que deve ser feita em uma superfície plana e com o motor frio. Ao observar que o nível está abaixo da especificação, o ideal é procurar por um mecânico a fim de observar se o carro não apresenta vazamentos.

2. Calibre os pneus semanalmente

Um cuidado simples e que pode ser adotado sem maiores dificuldades é calibrar os pneus todas as semanas, uma vez que não exige muito tempo e pode ser feito sempre na hora de abastecer o carro.

Manter os pneus calibrados é capaz de aumentar a durabilidade das peças, pois previne desgastes prematuros. Nos casos em que os pneus não se encontram na calibragem ideal, há um desgaste de maneira lenta e regular do material.

Também é fundamental evitar andar abaixo da calibragem recomendada para não danificar os pneus. Se for necessário, o ideal é recorrer ao manual do proprietário para obter informações a respeito da pressão recomendada.

3. Faça rodízio de pneus

Os pneus são responsáveis pela aderência correta do veículo ao solo e, por essa razão, estão diretamente relacionados com a segurança do veículo, sendo fundamental se atentar a esse importante item.

Em geral, a tendência é que os pneus dianteiros tenham um desgaste muito maior que os traseiros. Dessa maneira, a fim de aumentar a sua durabilidade, é importante realizar um rodízio entre eles — ou seja, inverter a sua ordem — a cada 5 mil quilômetros rodados com o veículo.

Adotar essa prática é capaz de proporcionar um desgaste por igual entre todos os pneus e, consequentemente, prolongar a vida útil desses componentes.

Também é importante se lembrar de fazer, de maneira periódica, balanceamento e alinhamento das rodas, uma vez que tais medidas evitam problemas mais graves e, ainda, mantêm o desempenho do veículo em conformidade com o esperado.

4. Tenha cuidado com os vidros do carro

Os vidros são um dos componentes mais sensíveis de um veículo e, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, também exigem cuidados. Para protegê-los, é interessante, por exemplo, não ligar o limpador de para-brisa quando o vidro não estiver molhado, pois, sem a água, os resíduos podem gerar arranhões e riscos na peça

Também é importante sempre se atentar à condição do limpador de para-brisa, uma vez que, nos casos em que esse item está desgastado, ele é capaz de gerar danos no vidro e na borracha.

Para preservar os vidros do carro, não há nenhum segredo: é preciso apenas usar muita água e um detergente suave e, para secar, um pano macio.

Por fim, também é relevante se atentar a possíveis sinais de desgaste ou trincados nos vidros, já que é comum que pedras e outros materiais que estejam na via atinjam o vidro do veículo.

5. Mantenha a limpeza interna e externa

Você sabia que manter a limpeza do carro em dia também é uma maneira de cuidar e preservar o seu veículo? Afinal, a sujeira é capaz de gerar danos na pintura e até mesmo comprometer o aspecto da lataria com o passar do tempo.

Além disso, limpar o veículo com frequência também garante a sua boa aparência interna e externa, além de manter uma fragrância agradável em seu interior.

É válido ressaltar, ainda, que a falta de limpeza dentro do automóvel é capaz de gerar o acúmulo de substâncias nocivas à saúde, como ácaros, bactérias e fungos — que são capazes de provocar alergias em pessoas suscetíveis a doenças respiratórias.

6. Mantenha o giro do motor em níveis corretos

Manter o giro do motor acima ou muito abaixo do recomendado é capaz de gerar desgaste e até mesmo danos ao motor e à transmissão. Isso ocorre, por exemplo, quando o condutor anda em uma velocidade baixa, mas com uma marcha elevada (como na quarta ou na quinta).

Dessa maneira, o ideal é procurar manter sempre o giro do motor em níveis corretos, evitando utilizá-lo acima ou muito abaixo da linha vermelha, com exceção para determinados casos de necessidade, como em ultrapassagens.

Agora que você já conhece 6 dicas de cuidados com carros, coloque-as em prática o quanto antes! Além disso, mantenha o seu veículo com a manutenção em dia para preservar a sua vida útil e evitar o desgaste prematuro das peças.

O que você achou das nossas dicas? Deixe um comentário e nos conte o que você costuma fazer para cuidar do seu carro!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp