Como economizar combustível do seu veículo

  • Post author:
  • Post category:Dicas

Como economizar combustível do seu veículo

Já parou para pensar que tudo que acontece ao nosso redor é pura física e química? Pois bem, com os nossos veículos não é diferente, tudo em relação a eles também está realizado a fatores físicos, químicos e claro, humanos.

Todos os veículos são feitos para um propósito, nos levar ou levar alguma coisa a algum lugar, mas nada disso seria possível sem o combustível, que pode ser um dos fatores que deixam ter um automóvel mais caro.
Hoje são utilizados diversos tipos de combustível, desde a gasolina até a eletricidade. Porém hoje vamos abordar os combustíveis fósseis, e como fazer para evitar o consumo em excesso deles.


Pneus
Manter os pneus do carro sempre bem calibrados pode diminuir
consideravelmente o gasto com combustível. Segundo pesquisas, andar com os pneus murchos podem gerar até 17,8% a mais de gastos, além de também aumentar o risco de acidentes. Pneus novos, com sulcos dentro do padrão exigido pelas autoridades, também auxiliam na economia.


Peso
O peso do veículo tem influência sob o consumo, quanto mais pesado o automóvel está mais você vai ter que acelerar para sair para o lugar e quanto mais você acelera, mais gasta. Especialistas dizem que a cada 50kg a mais, 1% a mais de combustível é consumido. Levar só o necessário não é só uma questão de espaço, mas sim de economia. O excesso de peso pode aumentar cerca de 10,8% o consumo.


Manutenção
Um automóvel alinhado, com a manutenção em dia é, além de mais seguro, é também mais econômico. Substituir as velas, checar pastilhas de freio, manter os filtros de ar e de combustível limpos, checar se os pneus não estão carecas e muitas outras coisas ajudam a otimizar o consumo de veículo. Mantenha uma planilha e ande sempre com a manutenção o seu carro em dia.


Janelas fechadas
Lembra da física? Pois bem, a aerodinâmica dos carros está intimamente ligada com questões físicas, se você anda com os vidros do carro abertos, principalmente em alta velocidade, o ar que entra dentro do carro aumenta a resistência e assim aumenta a força que o carro precisa fazer para se deslocar, logo, aumenta o combustível. Pesquisas realizadas pelo Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), mostram um aumento de até 9,3% no consumo do veículo ao andar com as janelas abertas.

Velocidade
Atenção na velocidade, algumas pesquisas mostram que ao acelerar o seu veículo além do necessário pode aumentar em até 30% o consumo. Por exemplo, se você subir de 80km/h para 100km/h, o consumo pode aumentar em 20%, se você passar de 120km/h para 130km/h esse número pode subir para 30%. Então o ideal é andar em uma velocidade na qual seu consumo não suba tanto, além de economizar você ainda contribui para a segurança no trânsito.

Conheça seu veículo
Conhecer o automóvel que você tem na garagem é essencial, controlar o consumo de combustível, manter uma planilha e histórico de manutenção, saber a procedência e qualidade do material que você coloca no carro e claro, ler o manual para saber as dicas que a própria fábrica dá para cuidar do veículo.
Seguindo essas e outras orientações você pode otimizar a sua experiência com o veículo e ainda economizar.

 


Fonte de dados: Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes).