Carro para família: o que considerar antes de comprar um?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Quando a família vai crescendo, não é apenas a casa que precisa de mais espaço. O lazer e até as atividades cotidianas exigem mais conforto e, quando é possível, é válido considerar adquirir um veículo maior para proporcionar mais comodidade para as pessoas mais importantes da sua vida.

No entanto, considerando o investimento, é um momento de pesar prós e contras para decidir quais carros para família seriam ideais. Confira as nossas dicas para solucionar essa questão a seguir. Boa leitura!

O que é importante levar em conta na hora de comprar?

Conforto e segurança

A sua prioridade deve ser a segurança da sua família e, em seguida, o seu conforto. Se você já decidiu por fazer um investimento nessa área, o preço deve ser, sim, considerado, porém levando em conta os diferenciais do veículo e os elementos dos quais vocês não abrem mão.

Quando o assunto envolve segurança, é interessante conversar com o consultor sobre os itens opcionais úteis, como os airbags laterais e os freios ABS. Sobre o conforto, considere o espaço disponível para cada pessoa. Os seus filhos são crianças ou adolescentes? Pense em longo prazo e em quanto tempo pretende manter o carro. Questões assim são relevantes e devem ser avaliadas antes de fechar a compra.

Consumo do veículo

Os carros econômicos são os preferidos dos brasileiros porque eles entendem o impacto que esses números têm em sua saúde financeira. Ao pesquisar um automóvel maior, é válido, então, considerar também o consumo.

Pesquise a sua eficiência energética, ou seja, quantos quilômetros são feitos com cada litro de combustível. Isso vai impactar as saídas, as viagens etc.

Índice de Manutenção Veicular

Os custos de manutenção variam de carro para carro. Naturalmente, os maiores (como os SUVs) demandam despesas mais elevadas. Porém, nem sempre é assim. Vale a pena estudar caso a caso para saber qual está de acordo com o seu bolso. O Índice de Manutenção Veicular (IMV) é o que classifica esses gastos e indica quais são os mais baratos (e os mais caros também). Então, dê uma olhada antes de fechar negócio.

Potência do motor

Ao comprar um carro para família, a potência do motor também deve ser levada em conta, principalmente se a sua costuma fazer muitas viagens. A segurança deve ser a sua prioridade, mas escolher um veículo com boa performance é essencial. Converse com o consultor sobre um modelo que se encaixe nesses requisitos. Geralmente, um de 110 a 120 cavalos é o ideal.

Quais são os carros para família mais seguros?

Analisando as dicas dadas nos tópicos anteriores, alguns modelos se destacam. Qual deles é o mais adequado para a sua família? Avalie alguns pontos elencados a seguir.

SUVs

Também chamados de utilitários, esses veículos são os que mais têm itens de segurança, além de uma boa potência e um amplo bagageiro.

Sedãs

Mais espaçosos, os modelos sedãs são bem populares, porque grande parte dos carros disponíveis no mercado oferece essa opção plus. Para quem busca economia, é uma boa alternativa, pois o seu IMV é razoável.

Minivans

Essa é uma ótima opção para quem tem uma família grande ou preza por muito espaço. As minivans conduzem até nove pessoas e têm um bom diferencial: são econômicas.

A escolha de um carro para família deve levar em consideração as dicas dadas neste artigo, como você viu, mas, principalmente, as particularidades da sua. As prioridades e as preferências devem ser analisadas para que o modelo escolhido seja uma boa opção para todo mundo. Posteriormente, no entanto, lembre-se de que é preciso pensar em como manter o veículo protegido. Uma excelente alternativa é a proteção veicular, mais acessível e menos burocrática.

Gostou do nosso artigo sobre carro para família? Assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este em primeira mão.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp