fbpx

Rastreamento veicular: conheça mais sobre esse sistema

Rastreamento veicular: conheça mais sobre esse sistema

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2016 tivemos um dado chocante: no Brasil um carro foi roubado ou furtado por minuto e ao todo foram mais 557 mil vítimas. De acordo com a progressão desses dados, em um levantamento realizado pelo jornal Folha de S. Paulo, em 2019 teremos mais de 1,6 milhão de roubos ou furtos.
A partir dessas informações, observamos a necessidade de tomar medidas
para evitar que você perca seu patrimônio conquistado com tanto trabalho. A tecnologia aparece como uma aliada da sua segurança e um dos recursos para se prevenir é o rastreamento dos veículos.
Algumas pessoas acreditam que o rastreamento veicular é importante apenas para quem trabalha com o transporte de cargas ou empresas de entrega e serviços de carona por aplicativo. Porém, os roubos e furtos podem acontecer com qualquer um, todos estamos expostos ao perigo a partir do momento em que colocamos nossos veículos na rua. Por isso, é importante considerar a hipótese de contratar um serviço como esse.

O que é um rastreador veicular?
Agora que você já tem a consciência da importância de um meio de segurança, algumas dúvidas podem surgir e a primeira delas: o que exatamente é um rastreador veicular? Eles são dispositivos de geolocalização (identificação da localização geográfica real de um objeto) que utilizam sinais emitidos por antenas para determinar o ponto exato de um automóvel capaz de transmitir informações para outros aparelhos.
Esses dispositivos são integrados a uma plataforma responsável por consolidar os dados e oferecer relatórios detalhados aos usuários. Em modelos tecnologicamente mais avançados é possível a visualização de dados sobre a movimentação do carro, sua velocidade de deslocamento e até mesmo parâmetros relacionados à condição dele, além de poder encontrar as vítimas em casos de sequestro.

Tipos de rastreador
Rastreador por GPS — via satélite
Essa tecnologia funciona por meio da comunicação entre o equipamento
instalado no veículo e os diversos satélites que estão na órbita da Terra.
Pode localizar veículos nas áreas mais remotas, onde não existem torres de
rádio ou celular.
Rastreador por radiofrequência — RF
Esse sistema funciona por meio de ondas eletromagnéticas. A comunicação
tem boa precisão, os equipamentos não são tão caros e é possível localizar o veículo mesmo em locais fechados.
Rastreador por chip GSM
Nesse caso, o sistema trabalha por meio de um chip de celular GSM. É como
se tivesse um aparelho celular instalado no veículo. A localização é feita por meio dos sinais das torres de celular.
Como funciona?
Em casos de roubo, ao acionar a central de rastreamento, é possível enviar um sinal de bloqueio do carro que atua na bomba de combustível ou ignição, fazendo com que ele pare lentamente e não possa mais ser ligado. Com o bloqueio do carro e as informações de localização, se torna mais fácil a tarefa de chamar uma equipe de segurança ou a própria polícia para o resgate do seu bem.
O rastreamento funciona também como medida preventiva, já que a maioria dos ladrões de carros acaba desistindo de levar um veículo que tem esse tipo de sistema, pois sabe que são grandes as chances de que pare de funcionar durante a fuga ou que sejam interceptados em pouco tempo. Assim, você evita não somente gasto financeiro como também se sente mais despreocupado ao dirigir seu veículo pela estrada ou pela cidade.

Vantagens do rastreamento veicular
Podemos numerar diversas vantagens em se ter um rastreador no seu veículo que estão atreladas diretamente ao bem-estar que esse sistema proporciona na proteção do seu patrimônio e também da sua família. Alguns deles são:
• Resguardo do seu patrimônio, já que confere maior segurança e funciona
como uma espécie de “selo” contra roubos;
• Suporte 24 horas em caso de acidente ou pane, pois a central da empresa de rastreamento tem total acesso aos dados do seu veículo;
• Recuperação mais rápida em casos de roubo ou furto pelo fornecimento de todas as informações necessárias para localização e assim o resgate é efetivo;
• Custo atrativo, você paga uma mensalidade menor que um seguro tradicional
e pode ter mais eficiência em relação aos benefícios que o sistema
proporciona.

Magna e Rastreamento Veicular
Os associados Magna também têm a facilidade de contratar um sistema com a melhor tecnologia de rastreamento veicular para garantir ainda mais a proteção do seu automóvel. Acesse a nossa home para saber mais ou ligue no 0800 940 2101 para agendar ou ir até uma de nossas filiais, clique aqui para encontrar a filial Magna mais próxima de você.

Abrir o Chat
1
Precisa de Ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?