fbpx

Cuidados com o seu veículo: pneu careca

Cuidados com o seu veículo: pneu careca

O que muitas pessoas não sabem é o pneu careca é infração grave e pode levar a retenção do veículo. O simples fato de você andar com o pneu careca no estepe do carro pode ser enquadrado na lei em questão.
Código de Trânsito Brasileiro

O Código de Trânsito Brasileiro não traz a expressão “pneu careca” em seu texto, na lei disposta no CTB artigo 230 diz que “em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído”. Portanto pode ser considerado mal estado de conservação conduzir com o pneu careca.
A penalidade é grave, o valor da multa é de R$195,23 e o condutor ainda ganha 5 pontos na carteira motorista. E ainda por ter natureza “grave” a multa não pode ser convertida em advertência.
Em casos de não haver um substituto para o pneu careca dentro, dos padrões exigidos, se o estepe também estiver careca, o veículo pode ser retido até o motorista providenciar a reposição para garantir a segurança dele e de todos ao seu redor.
Segurança
Ao conduzir o seu veículo com o pneu careca, você assume a responsabilidade de quaisquer acidentes causados a pedestres e outros veículos, além de colocar a própria vida em risco.
É caracterizado como “careca” o pneu que que tem sulcos com menos de 1,6 milímetros. Sulcos são as ranhuras/canaletas que são esculpidas nos pneus, aquele padrão tem como função o escoamento da água em dias de chuva, a água passa pelos sulcos, mantém a estabilidade e o contato do pneu com o solo.
Quando o pneu não tem os sulcos com a profundidade necessária, sua função fica comprometida e diversos acidentes podem acontecer. Listamos algumas eventualidades que podem ser evitadas.
Aquaplanagem é quando o carro desliza pela pista. A fatalidade acontece pela falta dos sulcos que escoam a água, pois se não há escoamento o pneu tende a perder o contato com o chão e a “flutuar” sob a camada de água que se forma na pista ao chover. O motorista perde o controle do veículo e pode resultar em algum acidente.
O tempo de frenagem também é significantemente comprometido quando o pneu está gasto ou careca. Todos os veículos têm um tempo de frenagem de fábrica, os carros já são feitos para frenar de uma certa maneira, se o pneu está desgastado, esse tempo aumenta por não ter aderência suficiente com o solo para criar o atrito e parar, assim o carro desliza e aumenta a chance de acidentes.
Alguns especialistas inclusive dizem que a profundidade mínima deveria ser de 3 milímetros, para que o carro se mantenha estável durante todo o tempo.
Estepe careca
Se você acha que as multas são aplicadas apenas para os pneus que estão em uso no carro, se engana. O pneu de reserva também tem que estar dentro dos padrões de segurança exigidos.
No mesmo artigo de lei em que se diz que os artigos têm que estar em bom estado de conservação, também dizem que “conduzir o veículo sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante”. O estepe é equipamento obrigatório e deve estar em perfeitas condições de utilização.
A pena é a mesma para dos equipamentos em utilização, são os mesmos 5 pontos e o mesmo valor de R$195,23 para a multa aplicada aos estepes carecas. Cabe a cada motorista manter todos os pneus dentro dos padrões.

Abrir o Chat
1
Precisa de Ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?